domingo, outubro 08, 2006



Há 25 anos atrás eu era uma míuda gravida de esperança...

Com esta memória de elefante (ou dos sentidos?), com que nasci, consigo recordar ainda hoje o aroma de alfazema que fugia da gaveta onde guardava a roupa de bébé, seria Catarina ou seria o Rodrigo? consigo recordar o aroma dos produtos da Klorane, há muito arrumados numa cesta de verga à espera do bébé, o aroma dos lençóis, a ternura dos desenhos e bordados...com esta memória de elefante (ou dos afectos?) com que nasci, lembro-me de estar sentada no sofá da sala, depois do jantar, quando senti a primeira dor...quase nada, apenas moinha...eu era uma miuda gravida de esperança, quando senti o sinal da minha bébé, na televisão, o primeiro episódio do Àgua Viva, nos meus ouvidos, a música "Menino do Rio" do Caetano Veloso...eu era uma miuda, grávida de esperança, certa de saber a lição de cor, a mala com as camisas de dormir,, já há muito também à minha espera, o saco do bébé verde água, pousado à minha espera...eu era uma miuda gravida de esperança, quando senti a esperança em dor no meu corpo e a embalei durante tantas horas no meu coração, ao som do menino do rio...

Há 25 anos atrás, nesta noite, que hoje celebro quase só, eu e ela ainda éramos uma e eu não passava de uma miuda gravida de amor e esperança...

Há 24 anos anos atrás eu era uma miuda, para sempre gravida de amor e esperança, com duas filhas ao colo e um sorriso no rosto...

...25 anos de amor e de esperança...de noites mal dormidas, risos e benurons, abraços e gessos de rupturas de ligamentos, mas nunca de ligações...

Levei-as comigo até onde pude e quando já não as podia trazer comigo, fui eu com elas...

Celebro hoje, nesta noite serena, quase só, 25 anos de maternidade...

Amanhã a minha filha mais velha celebrará 25 anos de vida.
Esta noite, só minha, celebro-a ainda gravida de amor e esperança, para sempre...

Ser mãe é a amarra mais profunda e forte que qualquer mulher pode ter, para a prender à terra.