terça-feira, julho 08, 2008

As origens e os caminhos do Chillout...




Origem: Wikipédia.

Chill out (ou chillout) é um termo derivado do calão para a palavra "relaxar" em inglês, emergido nos inícios e meios da década de 1990 como um termo geral para vários estilos de música de relativa melodia e baixo tempo feitas por produtores contemporâneos na música eletrônica. Um número de compilações com o termo "Chill Out" nos seus títulos foi lançada a partir de meados dos anos 1990, ajudando a estabelecer o gênero como muito próximo do que seria downtempo e trip hop mas também incorporando, especialmente no início do século XXI, variedades mais calmas de música house, nu-jazz, psybient e música lounge. O gênero também inclui algumas formas de trance, música ambiente e IDM, e incorporou inteiramente o gênero mais antigo de Balearic Beat, embora esse termo ainda seja usado de várias formas com chill out. Chill out é geralmente tonal, relaxante (ou pelo menos não tão "intenso" como outra forma de música pelos estilos de que deriva), e geralmente não incorpora música que enfatiza "hard", "profundo" ou particularmente ritmos hipnóticos. É por vezes chamada de "techno suave".
Uma inteira cultura à volta da música chill out evoluiu, com muitos bares e clubes populares, desenhados com um ambiente retrô ou futurista, devotado ao gênero. O Ministry of Sound em Londres presidiu a muitos eventos chill out em lugares como Ibiza e há centenas de títulos de compilação de mistura incluindo as palavras "chill out" ou apenas "chill" que buscam a audiência chill out. Já em 2005, "chill out" é reconhecido por todas as grandes revistas de dança e as suas tabelas de popularidade, no Reino Unido.
Os estilos chill out são semelhantes a Leftfield inspirado pelo grupo que dá por esse nome. Há muitos bandas que fazem música chill out, como Lemon Jelly, Urban Myth Club e os aptamente chamados Chillage People; DJs que se especializaram em chill out como Youth, Alex Paterson, Dr. Chill, Unity Dub, The Only Michael, Chris Coco, Pete Lawrence e Mixmaster Morris, o último conhecido por ter lançado Global Chillage; organizações que se focam neste estilo como Chillout Zone, Liquid e Lounge Productions; gravadoras como Liquid Sound Design, Vagalume, Ultimae e Interchill; e eventos como The Big Chill e Sundaze. Frequentemente a música é misturada com vídeos de arte por VJs com gentileza, imagens da natureza relaxantes ou gráficos electrónicos.
O festival The Big Chill é um grande evento anual direccionado para chilled out clubbers e famílias em Eastnor Castle, Herefordshire com performances residentes incluindo Gilles Peterson e Norman Jay.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Chill_out"


Contudo, os meus cds preferidos de chillout são, os do Azibi





(produção portuguesa e já esgotada) e os do Café del Mar, que no bringnoise.blogspot.com é referenciado como:

...um bar localizado em San Antonio, Ibiza. Destino bem conhecido no famoso verão de Ibiza, ele foi aberto em 1978 por Ramón Guiral, Carlos Andrea, e José Les.
Todas as faixas das coletâneas Cafe Del Mar são escolhidas a dedo pelos próprios Dj's do bar e estão divididas por 14 volumes.

Cafe Del Mar é uma referência do lounge e do ambient. Traz sons zens e muito relaxantes, que remetem à imagens de uma praia no final de tarde e folhas de palmeiras balançando ao vento, respiração profunda, e sempre a lembrança de que o mundo é maior do que a nossa percepção abafada pelo dia-a-dia é capaz de sentir...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Sei ainda, pela minha filha que já lá esteve e pelo Azibi, que há muitos anos lá passa uma temporada, que ao entardecer e ao som de chillout (e faz-se chillout de quase tudo, até de música clássica e de fado) as pessoas pôem os olhos na descida do sol e que essa, chamemos-lhe meditação, termina, numa ovação, no momento em que ele se esconde.

É o momento solene do Café del Mar, o branco das vestes contrastando com o vermelho alaranjado do céu...os veleiros balaçando suavemente nas águas...

Contam-me ainda, que existe um certo rochedo mágico e inspirador das mais belas melodias, capaz de carregar de energia positiva o mais desalentado dos seres humanos...


A ter em conta as músicas belissimas que, qualquer dos cds de chillout que possuo, me oferecem, não duvido nem um pouquinho :)

segunda-feira, julho 07, 2008

Ter "sucesso" é ser feliz





Num dos meus passeios, veio parar-me às mãos (e aos olhos também) a revista Happy, que no seu conteúdo deste mês, nos oferece uma reportagem (feliz) sobre "tudo o que sabem as pessoas felizes"...


Destaco aqui os vinte "pontos de partida" que na revista, vêm de forma mais profunda, anunciados e descritos...

Ora vamos lá ao encontro do sucesso :)


As pessoas felizes....

...Promovem as emoções positivas....

...Enfrentam o medo...

...Sabem gerir o perfeccionismo...

...Têm um dário...

...Tiram partido do trabalho...

...Estabelecem metas...

...Encontram a sua vocação...

...Passam pouco tempo sozinhas...

...Têm um bom relacionamento...

...São mais espirituais...

...Fogem das más relações...

...Têm dinheiro q.b.

...Sabem dizer "não"...

...Estabelecem uma relação com elas próprias...

...Têm tempo para si...

...São optimistas...

...Sabem perdoar...

...Aprendem a meditar...

...Têm uma vida diversificada...

...Introduzem propulsores da felicidade nas suas vidas...


E termino, com a frase com que a Happy termina o artigo:


As pessoas felizes não têm vidas sem problemas.

Têm é a capacidade de reagir bem quando os problemas surgem!


Sejamos felizes! :)
Foto (minha, mas não da minha todo o terreno, digital e levezinha) em Cela de Cavalos -Cascata Dulce Pontes (Gerês Transmontano) :)