terça-feira, julho 08, 2008

As origens e os caminhos do Chillout...




Origem: Wikipédia.

Chill out (ou chillout) é um termo derivado do calão para a palavra "relaxar" em inglês, emergido nos inícios e meios da década de 1990 como um termo geral para vários estilos de música de relativa melodia e baixo tempo feitas por produtores contemporâneos na música eletrônica. Um número de compilações com o termo "Chill Out" nos seus títulos foi lançada a partir de meados dos anos 1990, ajudando a estabelecer o gênero como muito próximo do que seria downtempo e trip hop mas também incorporando, especialmente no início do século XXI, variedades mais calmas de música house, nu-jazz, psybient e música lounge. O gênero também inclui algumas formas de trance, música ambiente e IDM, e incorporou inteiramente o gênero mais antigo de Balearic Beat, embora esse termo ainda seja usado de várias formas com chill out. Chill out é geralmente tonal, relaxante (ou pelo menos não tão "intenso" como outra forma de música pelos estilos de que deriva), e geralmente não incorpora música que enfatiza "hard", "profundo" ou particularmente ritmos hipnóticos. É por vezes chamada de "techno suave".
Uma inteira cultura à volta da música chill out evoluiu, com muitos bares e clubes populares, desenhados com um ambiente retrô ou futurista, devotado ao gênero. O Ministry of Sound em Londres presidiu a muitos eventos chill out em lugares como Ibiza e há centenas de títulos de compilação de mistura incluindo as palavras "chill out" ou apenas "chill" que buscam a audiência chill out. Já em 2005, "chill out" é reconhecido por todas as grandes revistas de dança e as suas tabelas de popularidade, no Reino Unido.
Os estilos chill out são semelhantes a Leftfield inspirado pelo grupo que dá por esse nome. Há muitos bandas que fazem música chill out, como Lemon Jelly, Urban Myth Club e os aptamente chamados Chillage People; DJs que se especializaram em chill out como Youth, Alex Paterson, Dr. Chill, Unity Dub, The Only Michael, Chris Coco, Pete Lawrence e Mixmaster Morris, o último conhecido por ter lançado Global Chillage; organizações que se focam neste estilo como Chillout Zone, Liquid e Lounge Productions; gravadoras como Liquid Sound Design, Vagalume, Ultimae e Interchill; e eventos como The Big Chill e Sundaze. Frequentemente a música é misturada com vídeos de arte por VJs com gentileza, imagens da natureza relaxantes ou gráficos electrónicos.
O festival The Big Chill é um grande evento anual direccionado para chilled out clubbers e famílias em Eastnor Castle, Herefordshire com performances residentes incluindo Gilles Peterson e Norman Jay.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Chill_out"


Contudo, os meus cds preferidos de chillout são, os do Azibi





(produção portuguesa e já esgotada) e os do Café del Mar, que no bringnoise.blogspot.com é referenciado como:

...um bar localizado em San Antonio, Ibiza. Destino bem conhecido no famoso verão de Ibiza, ele foi aberto em 1978 por Ramón Guiral, Carlos Andrea, e José Les.
Todas as faixas das coletâneas Cafe Del Mar são escolhidas a dedo pelos próprios Dj's do bar e estão divididas por 14 volumes.

Cafe Del Mar é uma referência do lounge e do ambient. Traz sons zens e muito relaxantes, que remetem à imagens de uma praia no final de tarde e folhas de palmeiras balançando ao vento, respiração profunda, e sempre a lembrança de que o mundo é maior do que a nossa percepção abafada pelo dia-a-dia é capaz de sentir...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Sei ainda, pela minha filha que já lá esteve e pelo Azibi, que há muitos anos lá passa uma temporada, que ao entardecer e ao som de chillout (e faz-se chillout de quase tudo, até de música clássica e de fado) as pessoas pôem os olhos na descida do sol e que essa, chamemos-lhe meditação, termina, numa ovação, no momento em que ele se esconde.

É o momento solene do Café del Mar, o branco das vestes contrastando com o vermelho alaranjado do céu...os veleiros balaçando suavemente nas águas...

Contam-me ainda, que existe um certo rochedo mágico e inspirador das mais belas melodias, capaz de carregar de energia positiva o mais desalentado dos seres humanos...


A ter em conta as músicas belissimas que, qualquer dos cds de chillout que possuo, me oferecem, não duvido nem um pouquinho :)